empresas

CARTA DE REFERÊNCIA: Perdi a Vaga de Emprego e Agora? #MarcusResponde

Escrito por Madi Novaes

Se eu saio do emprego e meu empregador me negou a dar uma carta de referência, e perdi a vaga para a empresa que tinha exigido a carta, a pergunta é tenho direito de processar minha antiga empresa?

Não existe uma lei específica que mencione isso, mas ao mesmo tempo a Constituição Federal garante o emprego, o acesso à informação, os deveres de tudo e de todos em relação a emprego.

No meu entendimento, como não existe previsão legal é muito arriscado entrar com ação em face do empregador alegando isso, é muito temeroso pois tudo depende de prova. O novo empregador não quer se envolver numa discussão judicial, de modo que ao meu ver, não há como provar o nexo causal, ou seja, a ligação entre a dor que você sofreu e a atitude do antigo empregador de dar a carta, é difícil de se comprovada na Justiça do Trabalho.

Existem muitas ações pedindo dano moral e material contra o antigo empregador, com relação a ausência de carta de referência, e praticamente unânime e as ações em favor dos empregadores.

Sendo assim, pesquise artigos relacionados para maiores esclarecimentos, e acompanhem as atualizações do canal.

Sobre o autor

Madi Novaes

Deixe um Comentário